Na próxima terça-feira, (27/5), das 9h às 11h, o auditório do complexo hospitalar de Contagem será palco da cerimônia de entrega da certificação internacional "Diamond" à Unidade de AVC do Hospital Municipal (HMC). O reconhecimento é concedido pelo Projeto Angels, iniciativa global, não promocional, voltada à qualificação do atendimento ao Acidente Vascular Cerebral.
Desde sua criação em 2022, a unidade tornou-se referência na saúde pública, com resultados expressivos. Até abril de 2025, foram atendidos 1.574 pacientes com AVC, dos quais 47,26% receberam alta diretamente da unidade, sem necessidade de transferência, o que significa mais qualidade de vida à pessoa, contribui para a eficiência na gestão de leitos e para a redução de custos.
O AVC é uma das principais causas de morte e incapacidades no mundo, exigindo atendimento rápido e eficaz. A Unidade de AVC do HMC tem superado os parâmetros internacionais de qualidade, em 2025, o tempo médio para realização de tomografia é de apenas 15 minutos, e o tempo "Porta-Agulha", entre a chegada do paciente e o início do tratamento, fica entre 34 e 36 minutos, bem abaixo do limite recomendado de 60 minutos.
A certificação "Diamond" representa o mais alto nível de excelência do Projeto Angels. O HMC já havia sido reconhecido anteriormente com os selos ouro, platina e culminando agora com a premiação máxima.
Contagem também caminha para conquistar o título de Cidade Angels, voltado a municípios que adotam ações integradas de prevenção, detecção precoce, atendimento e reabilitação de pacientes com AVC. A rede de saúde da cidade, em parceria com o SAMU, têm ampliado seu compromisso com a identificação precoce dos casos de AVC e o cuidado completo ao paciente.